sexta-feira, outubro 21, 2011

NUTRIÇÃO EM CARÁTER MULTIDISCIPLINAR.



O trabalho de reeducação alimentar realizado na clínica SER possui caráter multidisciplinar envolvendo psicólogos, fisioterapeutas e principalmente o profissional de nutrição, a qual tem papel fundamental nesse processo educativo. Vale ressaltar, que os transtornos alimentares envolvem o estado psicológico e emocional das pessoas afetadas, e a obesidade e sobrepeso podem resultar em problemas nas articulações em virtude do excesso de peso.
Para auxiliar nessa busca de bem estar físico e mental do individuo a nutrição conta com uma importante ferramenta o uso de fitoterápicos, os quais possui sua eficácia confirmada através de estudos das suas propriedades funcionais tanto na área das espécies vegetais como na de alimentos.
A interação dietética com os fitoterápicos é capaz de estimular o desenvolvimento físico e mental, aumentar o bem-estar e diminuir a susceptibilidade frente às doenças crônicas e outras comorbidades que tem grandes implicações sociais, especialmente em caso de patologias de elevada prevalência como doença cardiovascular, obesidade, síndrome metabólica e câncer.
O tratamento fitoterápico pode ser usado na prevenção e cura de diversas patologias, como: dislipidemia, alteração hepática, diabetes e doenças crônicas. A OMS juntamente com o Ministério da Saúde (MS) incentivam o uso de plantas medicinais e fitoterápicos. Essa aprovação foi ratificado através da inserção do uso de plantas medicinais e fitoterapia com um caráter de atuação multidisciplinar no SUS (Sistema Único de Saúde).
No entanto, não podemos nunca esquecer que o nosso corpo é produto das nossas escolhas alimentares. As refeições preenchem não só necessidades materiais como também as espirituais de cada organismo, pois saciar a fome não representa mera satisfação orgânica. O desejo de comer certos alimentos e em certas ocasiões simboliza necessidades maiores. É sempre bom lembrar que os hábitos alimentares estão arraigados a aspectos religiosos, sociais, éticos e culturais.                                        Rosenilda Andrade
                                                Nutricionista
                                                 CRN-4727

Nenhum comentário:

Postar um comentário