sexta-feira, outubro 21, 2011

NUTRIÇÃO EM CARÁTER MULTIDISCIPLINAR.



O trabalho de reeducação alimentar realizado na clínica SER possui caráter multidisciplinar envolvendo psicólogos, fisioterapeutas e principalmente o profissional de nutrição, a qual tem papel fundamental nesse processo educativo. Vale ressaltar, que os transtornos alimentares envolvem o estado psicológico e emocional das pessoas afetadas, e a obesidade e sobrepeso podem resultar em problemas nas articulações em virtude do excesso de peso.
Para auxiliar nessa busca de bem estar físico e mental do individuo a nutrição conta com uma importante ferramenta o uso de fitoterápicos, os quais possui sua eficácia confirmada através de estudos das suas propriedades funcionais tanto na área das espécies vegetais como na de alimentos.
A interação dietética com os fitoterápicos é capaz de estimular o desenvolvimento físico e mental, aumentar o bem-estar e diminuir a susceptibilidade frente às doenças crônicas e outras comorbidades que tem grandes implicações sociais, especialmente em caso de patologias de elevada prevalência como doença cardiovascular, obesidade, síndrome metabólica e câncer.
O tratamento fitoterápico pode ser usado na prevenção e cura de diversas patologias, como: dislipidemia, alteração hepática, diabetes e doenças crônicas. A OMS juntamente com o Ministério da Saúde (MS) incentivam o uso de plantas medicinais e fitoterápicos. Essa aprovação foi ratificado através da inserção do uso de plantas medicinais e fitoterapia com um caráter de atuação multidisciplinar no SUS (Sistema Único de Saúde).
No entanto, não podemos nunca esquecer que o nosso corpo é produto das nossas escolhas alimentares. As refeições preenchem não só necessidades materiais como também as espirituais de cada organismo, pois saciar a fome não representa mera satisfação orgânica. O desejo de comer certos alimentos e em certas ocasiões simboliza necessidades maiores. É sempre bom lembrar que os hábitos alimentares estão arraigados a aspectos religiosos, sociais, éticos e culturais.                                        Rosenilda Andrade
                                                Nutricionista
                                                 CRN-4727

segunda-feira, outubro 17, 2011

TRATAMENTO FONOAUDIOLÓGICO ESPECIALIZADO EM GAGUEIRA.

1) Quais os aspectos mais importantes em um tratamento fonoaudiológico de gagueira?
Existem dois aspectos cruciais para uma terapia fonoaudiológica de sucesso para a gagueira:
  • Encontrar um profissional capacitado para tratar gagueira. Ser capacitado para tratar gagueira é diferente de ser habilitado para tratar gagueira. Em princípio, todos os fonoaudiólogos estão habilitados para tratar gagueira. Entretanto, apenas uma minoria se especializa no tratamento da gagueira. Dê prioridade para fonoaudiólogos especializados.
  • O indivíduo que gagueja e sua família devem estar motivados e decididos para o tratamento. Durante a terapia fonoaudiológica, é necessário observar e analisar a gagueira, modificar atitudes frente à gagueira e treinar novos padrões de fala para que se alcancem resultados satisfatórios. Portanto, motivação e determinação são essenciais para que resultados positivos sejam alcançados.
2) O tratamento fonoaudiológico especializado para gagueira realmente funciona?
Sim. Existem pesquisas com neuroimagem funcional demonstrando que a terapia fonoaudiológica promove mudanças na maneira como o cérebro processa a fala. Em outras palavras, após a terapia fonoaudiológica, algumas regiões cerebrais estão mais ativadas e outras menos ativadas. Na verdade, as melhoras obtidas (tanto na fluência em si, como na forma de lidar com a gagueira) são devidas às mudanças funcionais no cérebro desencadeadas pelas técnicas terapêuticas fonoaudiológicas.
3) Como escolher um fonoaudiólogo capacitado para o tratamento da gagueira?
Dê preferência para fonoaudiólogos com pelo menos 5 anos de experiência profissional, com estudos específicos na área de gagueira (principalmente especialização, mestrado ou doutorado) e que já tenham tratado com sucesso outros casos semelhantes.
4) Como é feito o tratamento fonoaudiológico especializado para gagueira?
Existem diversos métodos fonoaudiológicos para tratamento da gagueira. O método preconizado pelo Instituto Brasileiro de Fluência é a neuropsicolinguística. A abordagem de terapia via neurociências está apoiada nas seguintes premissas:
  • Informações sobre gagueira: o objetivo é dissolver mitos sobre a gagueira para que o paciente compreenda melhor o distúrbio e, a partir daí, comece a modificar sua maneira de compreender, lidar e reagir à gagueira. É fundamental esclarecer que a gagueira é um distúrbio com base neurológica, ou seja, o cérebro (mais especificamente os núcleos da base) encontra dificuldades para controlar os movimentos automáticos da fala espontânea. Isso explica por que a gagueira é involuntária (ou seja, a pessoa não gagueja porque quer ou porque não tem força de vontade para falar), por que a gagueira é relativamente imprevisível, por que não é possível ter controle absoluto sobre a fala, por que ocorre grande melhora da gagueira em certas situações (cantar, ler em coro, falar com outro sotaque, etc.) e qual o papel das emoções na gagueira. Ter uma visão realista sobre a gagueira permite atitudes mais favoráveis diante das dificuldades.
  • Conhecimento e compreensão das situaçoes favoráveis à produção da fluência e das situaçoes desfavoráveis à produção da fala fluente, que desencadeiam a gagueira.
  • Aprendizagem de estratégias ou técnicas que favorecem a fluência da fala, tais como: diminuição da taxa de articulação (velocidade de fala), aumento do uso de pausas, suavização dos movimentos articulatórios, aumento da melodia e maior uso de gestos apropriados durante a fala.
  • Compreensão e manejo das situações que desencadeiam a resposta de congelamento (freezing). Quando o paciente relata que a gagueira piora quando lê ou fala em público, quando fala com determinadas pessoas (chefes, professores, pais), quando se sente inseguro ou quando está com medo, ele fornece indícios de que entra em congelamento (freezing). A resposta de congelamento está relacionada a uma baixa geral de atividade do organismo, incluindo diminuição dos batimentos cardíacos, da pressão arterial e da vocalização. Quando uma pessoa (com gagueira ou não) se vê em uma situação que considera amedrontadora e não sabe como lidar com ela adequadamente, o cérebro dá uma ordem para o corpo permanecer imóvel até que a pessoa decida enfrentar ou fugir da situação. Na gagueira, a vivência de experiências comunicativas frustrantes, estigmatizadas e impregnadas de valores sociais negativos pode condicionar o disparo da resposta de congelamento (freezing). O avançado recurso tecnológico de realidade virtual está sendo testado no tratamento da gagueira para que, através da simulação de situações, as técnicas de fluência da fala e a diminuição do congelamento (freezing) possam ser mais bem trabalhadas.
  • Adaptação de aparelhos eletrônicos que promovem mudança no feedback auditivo, retardando em frações de segundos e/ou alterando o tom com que a pessoa com gagueira ouve sua própria
    voz.
5) Como o tratamento fonoaudiológico especializado para gagueira é agendado?
Geralmente são realizadas uma ou duas sessões por semana, com duração de 40 a 50 minutos cada.
6) Qual é o tempo médio de um tratamento fonoaudiológico especializado para gagueira?
O tempo de terapia depende de uma série de fatores, tais como: intensidade da gagueira, presença de outros distúrbios de fluência e/ou de linguagem, presença de outros distúrbios neurológicos ou psiquiátricos, idade do paciente, aderência do paciente ao tratamento e grau de especialização do fonoaudiólogo. Em média, os tratamentos duram de seis meses (casos mais leves) até dois anos (casos mais graves).
7) Se eu fizer um tratamento especializado, nunca mais precisarei de tratamento?
O fato de ter feito um tratamento fonoaudiológico para gagueira não implica nunca mais cogitar um outro tratamento: a gagueira pode se modificar ou se agravar com o passar do tempo devido ao surgimento de outras doenças, a novas experiências estressantes que foram vivenciadas ou ao próprio envelhecimento.


FONTE:
www.gagueira.org.br
 
  PESQUISADO POR CLINICA SER.

GAGUEIRA.

A gagueira ou disfemia é um distúrbio ou transtorno de linguagem que faz com que a pessoa repita sílabas e faça pausas durante a pronúncia de uma palavra. Tal transtorno além de dificultar a comunicação da pessoa faz com essa se sinta diferente das outras, diminuindo seus diálogos dentro e fora de casa.

Inicia-se entre 2 e 5 anos de idade com uma gagueira normal, já que falam há pouco tempo e não se sentem seguros ao pronunciar frases montadas. Nessa fase é que a gagueira pode ser fixada (caso seja psicológica). Não se sabe ao certo as causas para este distúrbio que pode ter ligações a fatores genéticos, psicológicos e neurológicos.


A gagueira genética é provocada por uma disfunção de áreas cerebrais responsáveis pela fala ou por alterações estruturais nestas áreas. A gagueira psicológica é adquirida, ou seja, desenvolve quando a pessoa tem pais ansiosos, exigentes e agressivos, quando a pessoa passa por momentos traumáticos como acidentes, assalto, estupro, etc., problemas insuportáveis que geram conflitos interiores e outros que são liberados na hora de falar. A gagueira neurológica é mais rara, porém pode ser detectada facilmente, pois esta é a única forma de gagueira que não melhora ao cantar, ao interpretar ou ao mudar a tonalidade de voz.


A gagueira classificada como psicológica deve ser tratada com um psicanalista que estudará o caso e aplicará o tratamento adequado. Já a gagueira genética e neurológica deve ser tratada com um fonoaudiólogo que deverá fazer uma avaliação e logo após iniciar terapias planejadas. 
PESQUISADO POR:CLINICASER. 
Por Gabriela Cabral
Equipe Brasil Escola

domingo, agosto 14, 2011

Cuide de seu patrimônio: a voz

“Uma voz bem colocada dá uma interpretação diferenciada para uma reportagem, uma impostação de voz correta faz com que você passe a informação com mais credibilidade”, afirma o repórter César Tralli. "A voz é um meio de sobrevivência para mim", resume Carlos Nascimento, cantor.
Coordenar bem a respiração. Não gritar. Essas algumas das regras que os comunicadores devem seguir para preservar a voz. Tudo bem, mas vai dizer isso para o narrador de vaquejadas.
Longe dos microfones, mas falando alto na sala de aula, são os professores que mais sofrem com a rouquidão e os nódulos nas cordas vocais, de acordo com a Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia.
Em segundo lugar, estão os operadores de telemarketing. Falar muito, falar alto, não beber água enquanto está usando a voz profissionalmente, são talvez os aspectos mais importantes que eu poderia citar desses 'profissionais da voz.
Você sabe o que voz?
A voz é o som produzido pelo homem que o identifica quanto a sua idade, seu sexo, tipo físico, raça, procedência, nível sócio-cultural, características de personalidade e estado emocional. 
Como é produzida a voz?
A voz é produzida na Laringe por meio da vibração das pregas vocais (também popularmente conhecida como cordas vocais), que realizam seu movimento graças ao fluxo de ar que vem dos pulmões (expiração) e à ação dos músculos da laringe. Este som vai se modificando nas cavidades que funcionam como “alto-falantes”: faringe, cavidade bucal e nasal e seis da face.
A estas modificações dá-se o nome de ressonância.


Como perceber problemas na voz?



Ardência, dor na garganta, perda de voz ou rouquidão podem ser sinais de problemas vocais. A consulta com um médico otorrinolaringologista ou fonoaudiólogo é necessária caso os sintomas persistam.
Como cuidar da sua voz?
1. Evitar gritar ou falar durante muito tempo;
2. Procurar não se expor as mudanças de temperatura ambiental, tomando cuidado inclusive com bebidas geladas;
3. Não pigarrear ou tossir, pois este hábito promove atrito entre as pregas vocais. Prefira engolir saliva ou tomar água;
4. Evitar bebidas alcoólicas, pois estas atuam como anestésicos, melhorando a voz aparentemente e mascarando seu abuso. O mesmo acontece com sprays, pastilhas e drops;
5. Beber bastante água, principalmente em ambiente com ar condicionado;
6. 
Fazer gargarejos suaves com água morna e pouco sal antes de deitar; 

7. Não falar em ambientes muito ruidosos, evitando “competir” com o barulho.
8.    No caso de ser alérgico, evitar exposição à poeira, gás e cheiros muito fortes;
9. Ingira alimentos leves e de fácil digestão para evitar o refluxo gastroesofágico.  Mastigar bem os alimentos, dar preferência aos leves e evitar os muito temperados;
10. Evitar alimentos achocolatados e derivados de leite, principalmente antes do uso profissional da voz, pois estes aumentam a secreção no trato vocal;
11. Enquanto estiver falando, manter a postura do corpo ereta, no eixo, porém relaxada, principalmente a cabeça;
12. Evitar fumo e uso de qualquer outro tipo de drogas, pois o mesmo irrita a mucosa de todo aparelho fonador, especialmente as pregas vocais, além de prejudicar a saúde como um todo.
13. Use roupas confortáveis, que não apertem principalmente na garganta, peito, cintura e abdômen.
14. Adote o hábito de beber água, principalmente quando souber que fará uso maior de sua voz.
15.  Esteja sempre atento a sua respiração. 
Quem é o fonoaudiólogo?
É um profissional da saúde e atua em pesquisa, prevenção, avaliação e terapia fonoaudiológica na área da comunicação oral e escrita, voz, audição/sistema nervoso e musculatura facial. Pode atuar sozinho ou em conjunto com outros profissionais de saúde em clínicas, creches, escolas (comuns e especiais) e comunidades, incluindo o Programa de Saúde  da Família, unidades básicas de saúde, hospitais, emissoras de rádio e televisão, teatro, home care (atendimento domiciliar), empresas de próteses auditivas, indústrias, centros de reabilitação, entre outros.

Áreas de atuação do Fonoaudiólogo

Audiologia



Realiza exames audiológicos para verificar se a audição dos pacientes está boa ou não; seleciona e adapta aparelhos de surdez e pode habilitar ou reabilitar deficientes auditivos. Caso uma pessoa desconfie de alguma doença auditiva, pode solicitar ao Profissional a avaliação da capacidade auditiva, baixa audição é as vezes sinal de algo errado, daí a necessidade de consultar um especialista em audiologia, de preferência quando bebê, pois desde o quinto mês de gestação, os bebês já são capazes de reconhecer a voz da mãe. Também atua em pacientes com labirintite.

Linguagem

Estuda problemas relacionados com o aprendizado da língua, habilita crianças com atraso ou deficiência de linguagem ou pacientes que adquiriram a linguagem, mas a perderam por algum motivo, a exemplo de quem sofreu derrame cerebral. Os problemas podem ser retardo na fala ou emissões das primeiras palavras (demora em falar e expressar-se), deficiência na formação de frases - (fala frases de forma incompleta ou mal consegue terminá-las); omissões e acréscimos de sons na fala (pula palavras ou frases inteiras); troca de fonemas (troca problemas); gagueira (pode ser de origem nervosa, psicológica ou motora), entre outros.  

Motricidade Orofacial

É a área que estuda a musculatura da face, boca e língua. Soluciona problemas relacionados á: sucção, mastigação, deglutição, respiração, posicionamento da língua de modo errado, dificuldade ou impossibilidade de deglutir alimentos de forma segura que são chamadas de disfagias, trata também do mau alinhamento dentário quando a musculatura é flácida. Também faz exercícios de face para que o paciente com derrame possa voltar os movimentos faciais após uma lesão de paralisia. Ensinar exercícios respiratórios para quem respira pela boca. Também atua na área de estética para quem quer um rosto mais redondo ou mais quadrado ou musculoso e quem tem rugas no canto dos olhos e em outras partes do rosto através de exercícios musculares.

Fga. Keila Dórea

sábado, julho 16, 2011

Dicas para emagrecer de uma forma saudável

Alimentação é a base de uma vida saudável, por isso aprenda como você pode alcançar suas metas sem comprometer sua saúde!


1. Jamais pule refeições!! Quando pulamos alguma refeição, o nosso metabolismo começa a armazenar mais energia, pois ele não sabe quando  iremos realizar nossa próxima refeição. Mas quando adquirimos o hábito de fazer várias refeições durante o dia, em horários próximos, nosso metabolismo começa a queimar mais calorias.
2.   Tenha uma alimentação balanceada e variada consumindo os alimentos de todos os grupos alimentares: cereais, pães, tubérculos; frutas; verduras e hortaliças; leite e derivados; leguminosas; carnes; doces e gorduras. Lembre-se sempre que cada grupo destes fornece nutrientes que são importantes para o bom funcionamento do seu corpo. Não deixe de consumir nenhum desses alimentos, porém tenha sempre cuidado com a quantidade;
3. É importante, que você analise a qualidade dos alimentos que está consumindo. Por isso, dê sempre preferência pelos alimentos preparados de forma cozida, assada ou grelhada. Nada de fritura!
4.  Adicione no seu hábito alimentar diário o consumo de cereais integrais, como farelo de aveia, fibra de trigo, linhaça, gergelim, semente de girassol, dentre outros, em preparações como vitaminas de frutas, iogurtes, sucos de frutas ou até mesmo sobre as próprias frutas. Estes cereais integrais possuem excelente quantidade de fibras, que são fundamentais para quem quer perder peso, pois estimulam a saciedade, controlando o consumo alimentar;
5.    Prefira consumir leite e derivados magros. Dê preferência ao uso de leite e iogurte desnatado ou light e prefira queijos do tipo ricota e minas frescal, por possuirem menor quantidade de gordura, desta forma você consome estes alimentos que são fontes de proteínas para o nosso organismo, sem estar consumindo muita quantidade de gordura;
6. Realize de 5 a 6 refeições por dia: café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia. Nos lanches, prefira o consumo de frutas, caso esteja na rua ou no trabalho prefira as frutas de fácil transporte como maçã, pêra, tangerina, laranja, banana, ameixa fresca, dentre outras;
7.  No almoço, abuse no consumo de saladas, principalmente as cruas, pois estas exigem mais mastigação, estimulando a saciedade. Adicione azeite de oliva, de preferência extra virgem, para temperar a salada. Prefira o consumo da salada antes das outras preparações. Varie bastante nos tipos de verduras;
8.  Após a salada monte seu prato escolhendo sempre alimentos coloridos e variados. Preste atenção para que em uma refeição você tenha no prato pelo menos 5 cores diferentes, por exemplo: Arroz (branco); feijão (preto); folhosos (verde); carne (vermelho), e um legume (laranja). Cuidado com as quantidades!
9.  Caso sinta necessidade de comer doce, dê preferência a uma fruta ou picolé simples de fruta;
10.Tempere o alimento enquanto estiver cozinhando, prefira temperos naturais como alho, cebola, coentro, cebolinha, salsa, manjericão, dentre outras ervas e reduza o sal, pois em excesso pode causar retenção hídrica, edema e hipertensãoRetire também o saleiro da mesa pois estimula o uso;
11.  Beba bastante líquido durante o dia. Faça a ingestão de no mínimo dois litros de água por dia entre as refeições. Lembre-se que quando você tem a sensação da sede é por que o organismo já está sinalizando um quadro de desidratação. Beba água antes de sentir sede!!!;
12.  Se mexa! Para perder peso, é preciso que o seu organismo aumente o gasto de energia, e isto pode ser alcançado através da prática regular de alguma atividade física. Procure um educador físico que possa estar te indicando o tipo de atividade física adequada para você;
13.  Não coma com pressa, porque essa atitude leva ao consumo exagerado de alimentos, então sempre realize uma mastigação adequada, corte os alimentos em pequenas porções e mastigue-os bastante, esta prática melhora a sensação de saciedade, porque o cérebro recebe a mensagem de satisfação do apetite;
14.  Não fique se pesando diariamente, pois leva a uma ansiedade que muitas vezes reflete em um aumento no seu consumo alimentar. Prefira se pesar semanalmente!!!

   Mudar hábitos que estão com você a muito tempo não é fácil, então para dar o passo inicial, escolha 5 desses itens e tente aplicá-los hoje. E a cada semana, aumente mais um item a sua lista de mudanças. Tenho certeza que você notará os resultados!!!

Roberta Escolástico
Nutricionista
CRN5 - 4049

terça-feira, julho 12, 2011

Espaço Saúde do Corpo


Corrente Russa

Por meio de um aparelho, eletrodos são acoplados com auxílio de um gel condutor na pele, uma corrente elétrica é aplicada de forma terapêutica, exercendo a função de enrijecer e tonificar a musculatura além de melhorar a circulação sanguínea, melhorando a flacidez muscular e redução da celulite.
Todo procedimento é realizado passivamente, sendo necessário no mínimo 10 sessões com duração média de 30 minutos cada. 

Indicações: Flacidez muscular, melhora do fluxo sanguíneo e sistema circulatório. 

Contra indicações: Cardiopatias congestivas, portadores de marca-passo, patologias circulatórias como flebites, embolias, varizes, tromboflebites, gestantes, hiper e hipotensos descompensados, processos infecciosos e inflamatórios, neoplasia, renais crônicos, patologias pulmonares como enfisema pulmonar, epilepsia, regiões com dermatites ou dermatoses e lesões musculares.

Ultra-Som


É um recurso terapêutico, que age contribuindo para a penetração de substâncias com vibração molecular, sendo aplicadas na pele no tratamento da celulite. Também tem ação na gordura localizada, quebrando os nódulos de gordura. É recomendado no mínimo 10 sessões, sendo que a duração da técnica varia de acordo com a área a ser trabalhada.
Para melhor eficácia da utilização do ultra-som, é recomedado a associação de outras ferramentas, como a drenagem linfática ou a massagem modeladora.

Manta

É um tratamento realizado com um equipamento de termoterapia (emissão de calor) que acelera o metabolismo com aquecimento local e por isso, diminui a celulite e a gordura localizada, além de melhorar o fluxo sanguíneo e ajudar na redução de medidas.
Contra indicações: indivíduos hipertensos descompensados.

Massagem Anti-stress

É uma massagem que se realiza diretamente com as mãos sem a intervenção de qualquer aparelho e utilizando óleos essenciais com efeitos aromaterápicos. Os efeitos imediatos são surpreendentes fazendo com que a pessoa se sinta muito relaxada e leve. Com diferentes manipulações e movimentos, exercendo com as mãos pressões de intensidades diferentes, de acordo com o caso do paciente, procura-se obter um objetivo concreto: aliviar e melhorar os níveis de estresse do paciente. É uma massagem muito completa, ideal para pessoas com diferentes problemas de estresse e ansiedade, que necessitem relaxar-se, e ao mesmo tempo, tratar em profundidade zonas com tensão muscular e dolorosas.
Esta massagem é indicada para pessoas que necessitem de um relaxamento profundo, da mente e do corpo, obtendo um descanso essencial e renovador. O tratamento inicia-se nos pés, pernas, ao longo da coluna e em direção aos ombros e pescoço com um diferencial da desativação de pontos gatilhos.

Drenagem Linfática

É caracterizada por movimentos de compressão circulares curtos, leves e superficiais, que trabalham intensamente os centros dos gânglios linfáticos. É necessário no mínimo 10 sessões com duração de 60 minutos cada.

É indicada em situações de pós-cirurgias plásticas, pós-lipoaspiração, edemas de gravidez e celulite, ação anti-stress, analgésica, desintoxicante e antiedematosa, além de estimular o sistema de defesa do organismo e a circulação.

Sculptorbody
Oferece todo o poder da massagem orbital, de forma localizada, rápida e muito eficiente,para cuidar de cada parte do corpo trabalhando abdômen, pernas, braços e pescoço.

Eletrolipólise e Massagem Modeladora

É um método que utiliza a microcorrente através da introdução de agulhas no tecido adiposo para o tratamento da gordura localizada, estimulando a quebra das células de gordura.

Para obter êxito no tratamento, é necessário a realização de no mínimo 10 sessões com duração em média de 40 a 50 minutos cada.

OBS: É importante salientar que apenas um profissional habilitado pode realizar essas técnicas, pois essas técnicas exigem conhecimento profundo do corpo, por isso apenas um Fisioterapeuta está apto a realizá-las.

                                                                    Fta. Lara Bertine : 5269-LTT-F
                                                  Fta. Tiana Samara Santa Rosa :5526-LTT-F